20 de fevereiro de 2013

PT começa a celebrar seus 10 anos no poder




Horas depois do discurso em que o senador Aécio Neves apontou "13 fracassos" do governo petista, legenda celebra, em grande estilo, seu primeiro decênio no poder; Fernando Haddad lembra que, em 1989, chegou a pensar: "Será que um dia vou votar em alguém que um dia possa ganhar uma eleição?" Segundo ele, não parecia provável, mas, depois de Lula, o povo brasileiro passou a ter vez e a ter voz; assista ao vivo

247 - Diante de uma platéia repleta de ministros e representantes de todos os partidos da base aliada, o PT começou a celebrar seus dez anos no poder. Um dos primeiros a falar foi o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Ele contou que, em 1989, quando soube que Lula havia passado para o segundo turno, fez as malas e retornou de uma viagem ao exterior, onde estudava, para votar no segundo turno. 
"Mas cheguei a pensar: será que um dia vou votar em alguém que possa ganhar uma eleição?" Segundo ele, uma vitória de Lula, num país marcado pelo patrimonialismo, nunca pareceu provável. Mas aconteceu e, segundo Haddad, o Brasil viveu a maior transformação econômica e social de sua história. "Pela primeira vez, o povo passou a ter vez e a ter voz".
Segundo o presidente da Fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, o ciclo iniciado em 2003 será comparado à década de 1930, como um período de grande inflexão histórica. "Pela primeira vez, o Brasil conciliou crescimento e inclusão social, numa democracia", afirmou.
Num vídeo, o PT tomou de empréstimo uma frase eternizada por Abraham Lincoln: "Do povo, pelo povo, para o povo".
José Dirceu e José Genoino, condenados na Ação Penal 470, estão no evento, mas não na mesa principal, onde se sentam o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff e o presidente do PT, Rui Falcão.
Em sua fala, Rui Falcão celebrou o apoio da militância do PT. "Sem ela, nada disso teria sido possível", afirmou.
No Twitter, um protesto acompanha a festa do PT e a hashtag #CiteumaCagadadoPT é uma das mais comentadas desta noite.

Fonte – Brasil247

Nenhum comentário:

Postar um comentário