24 de maio de 2012

Tomar suplemento de Calcio pode aumentar problemas cardiacos


 Pessoas que tomam suplementos de cálcio podem estar aumentando o risco de sofrer um ataque cardíaco, de acordo com pesquisadores alemães. Essa vitamina geralmente é usada por pessoas mais velhas para reforçar os ossos e prevenir fraturas. Mas o estudo, publicado na revista "Heart", disse que os suplementos "devem ser tomados com cuidado".
Os especialistas dizem que adotar uma dieta incluindo cálcio seria uma estratégia melhor. Os cientistas, do Centro Alemão de Pesquisa em Câncer, em Heidelberg, acompanharam 23980 pessoas por mais de uma década. Eles compararam o número de ataques cardíacos em pessoas que estavam tomando as pílulas com os que não estavam, e perceberam que houve 851 ataques entre 15959 pessoas que não estavam usando o suplemento. No entanto, quem tomava cálcio eram 86% mais propensas a ter um ataque cardíaco durante o estudo.
- A osteoporose é um problema real para as mulheres e é irresponsável os cientistas aconselharem que as mulheres cortem os suplementos de cálcio com base em um levantamento falho, principalmente quando a relação entre cálcio, vitamina D e a saúde óssea é endossada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos - reagiu em comentário à BBC o médico Carrie Ruxton, do Serviço de Informação dos Suplementos de Saúde.
- Esta pesquisa indica que pode haver um risco maior de ter um ataque cardíaco para as pessoas que tomam suplementos de cálcio. No entanto, isso não significa que estes suplementos causam ataques cardíacos - poderou Natasha Stewart, enfermeira sênior da Fundação Britânica do Coração. - Mais pesquisas são necessárias para entender a relação entre os suplementos de cálcio e saúde do coração. Precisamos determinar se os riscos potenciais dos suplementos de cálcio superam os benefícios para quem sofre de doenças como a osteoporose.
Já Ian Reid e Mark Bolland, pesquisadores da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, defenderam que a fonte de cálcio seja uma dieta balanceada:
- A evidência de que não é seguro, nem é particularmente eficaz, está se tornando mais forte. Portanto, a administração deste micronutriente não deve ser incentivada, mas as pessoas deveriam ser aconselhadas a obter a sua ingestão de cálcio a partir de uma dieta devidamente equilibrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário