Se fosse um Estado
governado pelo PT, essa notícia estava estampada em todos os jornais, revistas
e telejornais. Mas a mídia Tucana é Phd em manipular as notícias deste país. O
papel da grande mídia brasileira é vergonhoso e antidemocrático.
Nota de Dirceu Faria
AE - Agência Estado
O Metrô de São Paulo publicou edital na
sexta-feira informando sobre o extravio de 15.399 caixas com documentos do
arquivo da companhia. São papéis diversos, incluindo contratos assinados entre 1977
e 2011 e relatório de análises das ocorrências da Comissão Permanente de
Segurança (Copese) de 2006 a 2009, entre outros arquivos. Além de abertura de
processo interno, foi feito um boletim de ocorrência e a polícia vai apurar o
caso.
O sumiço dos documentos foi constatado em 9 de
julho, mas o edital relatando o problema só foi publicado ontem no Diário
Oficial Empresarial. O texto diz que o boletim de ocorrência do desaparecimento
dos documentos foi feito no dia seguinte, sob número 1.435. Mas a Secretaria de
Estado da Segurança Pública não confirmou a informação - ao menos na Delegacia
do Metropolitano (Delpom), que recebe demandas do Metrô e da Companhia Paulista
de Trens Metropolitanos (CPTM).
O Metrô disse que não poderia dar detalhes sobre
o caso desta sexta-feira porque os responsáveis pelas áreas não estavam
trabalhando.
A extensa relação de documentos contém papéis de
desde 1977, quando o Metrô tinha apenas três anos de operação comercial. Os
mais recentes são do ano passado. Os processos de "incidentes
notáveis" - nome dado pelo Metrô para as ocorrências graves, que paralisam
a operação e precisam de auxílio de ônibus para o transporte da população - vão
de 2007 a 2009. Nesse período, houve pelo menos 11 grandes panes na rede.
Há duas investigações em andamento no Ministério
Público Estadual sobre suspeitas de delito envolvendo o Metrô. Uma é sobre a
licitação para o prolongamento da Linha 5-Lilás - em que há suspeita de fraude,
com combinação de resultados por empresas envolvidas - e outra que investiga
superfaturamento em contratação de serviços para reformas de trens das linhas
já existentes. Promotores ouvidos pela reportagem, no entanto, disseram não
acreditar que o sumiço possa prejudicar as ações - no caso da Linha 5,
principalmente, porque o inquérito já foi relatado à Justiça. As informações
são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte
– estadão.com.br
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