21 de junho de 2012

A sinceridade e a clareza de FHC sobre a foto Lula-Maluf-Haddad


Com surpreendente franqueza ele disse tudo. Está lá, no blog do Fernando Rodrigues no UOL e na Folha de S.Paulo. Fernando Henrique Cardoso não tergiversou e ao contrário de muitos de seus companheiros, não só não explorou politicamente o episódio como foi claro ao mostrar os riscos deles explorarem o assunto conra o PT e o ex-presidente Lula.
“Vai depender de como a oposição usará esse fato na campanha. Mas não acredito que muitos possam fazer uso desse episódio, pois já se aliaram também ao Maluf e a outros partidos”, disse o ex-presidente tucano ao comparecer a Rio+20 e responder sobre o efeito político eleitoral da foto.
Foi objetivo, também, ao responder se seu companheiro o candidato tucano a prefeito de São Paulo, poderá usar a foto Lula-Maluf-Haddad para atacar o PT. “No fundo, o efeito dessa aliança vai depender de como vocês, a mídia, usarão o caso”, disse FHC.
Avançou, assim, também numa previsão que seus companheiros sabem, mas evitam reconhecer de público: o 1,5 minuto que o nosso candidato a prefeito, Fernando Haddad, acrescentou ao seu tempo de propaganda eleitoral com a aliança PT-PP pode até compensar no futuro os efeitos negativos produzidos pelo episódio no momento.

E Lula explica o que os nossos entenderam, mas evitam assumir


Também para o blog do Fernando Rodrigues, o ex-presidente Lula fez a sua análise sobre os desdobramentos políticos de sua foto (nos jardins da mansão de Maluf, com ele e Haddad), verbalizando o que do lado de cá os nossos no fundo entenderam, mas por suas conveniências políticas evitam assumir.
“Pior seria se não houvesse repercussão”, considerou o ex-chefe do governo petista reconhecendo que Haddad ainda é pouco conhecido e com o episódio da foto apareceu extensivamente na mídia. Além disso o ex-presidente Lula lembrou: o PP de Maluf já integra a base de partidos aliados do governo federal há mais de meia década, igual tempo em que comanda o Ministério das Cidades.
Como de resto, tenho dito aqui diariamente à exaustão: o PP etá aliado ao governo tucano de São Paulo - ocupa a presidência da estatal Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) - e ja aliou-se aos tucanos, a José Serra, inclusive, na eleição de 2010.
Blog do Ze Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário