30 de junho de 2012

Tarzan: Johnny Weissmuller




Quem não se lembra dos filmes de Tarzan? A garotada ia ao delírio no cinema quando aquele homem so de tanga com uma faca pulava em cima de um leão feroz o dominava e gritava aaaiiiiôôôô. Ele se locomovia na selva em cipós pulando de arvore em arvore. Lembram de Chita? A macaca engraçada que o acompanhava e o aplaudia quando ele estava vencendo e corria e gritava quando ele gritava em perigo. Não esqueçamos de Jane, uma linda mulher vestida com uma sumaria tanga que sempre estava exposta aos perigos da selva e. lógico, sempre salva pelo seu herói e esposo. Bom aqui temos uma breve biografia acompanhada da filmografia  de um dos atores que fizeram Tarzan. Para mim o melhor! Ele também fez Jim das Selvas que era uma versão de um Tarzan mais urbano, vestido a la safári, com um belo chapéu panamá.
Postarei depois outros atores que fizeram Tarzan e a Filmografia completa desse personagem que povoa a nossa lembrança.

Considerações de Dirceu Faria

JOHNNY WEISSMULLER

Artista do cinema norte-americano nascido em Chicago, popularizou-se no papel de Tarzan, personagem em grande evidência nas décadas de 30 e 40, baseado no romance de Edgar Rice Burroughs. Seus filmes mais importantes foram Tarzan, o Homem Macaco (Tarzan of the Apes, 1932), Tarzan and His Mate (1934) e A Fuga de Tarzan (Tarzan Escapes, 1936). A história do nobre inglês criado por macacos na selva africana foi para as telas em 1918 mas somente em 1934 a MGM lançava a primeira produção com Weissmuller, alcançando grande popularidade e tornando célebre a frase: "Me Tarzan, you Jane". Johnny foi convidado a participar da série ao tornar-se o grande campeão das Olimpíadas de 1924 e 1928, tendo o atletismo como modalidade. Nunca foi derrotado em qualquer competição, recebendo medalhas de ouro e batendo 67 recordes mundiais de natação.
 

Nos anos 30, o Código Hays era rigoroso em Hollywood. Homem e mulher, mesmo casados, não podiam dormir juntos. O código exigia camas separadas. Tarzan e Jane não eram casados. E dormiam juntos, para escândalo das ligas que zelavam pelo Código. A roupa de Jane, curtinha em O Homem-Macaco, cresceu alguns centímetros em A Fuga de Tarzan. Weissmuller consagrou-se nas telas através de 18 películas da série, fazendo vibrar gerações de platéias, com seu grito peculiar. Fez também A Deusa da Lua (Jungle Moon Men), em 1955. Para a televisão, participou da série Jim das Selvas. Na área dos esportes, foram contabilizados ao todo 52 campeonatos vitoriosos e cinco olímpicos. E ele tinha a chance de mostrar sua habilidade em cena. Nadando, conseguia ganhar de Maureen O'Sullivan, que corria pela margem do rio.

Johnny casou-se seis vezes, a primeira, tumultuadamente, com a temperamental atriz Lupe Velez. Esteve mais tarde várias vezes presente nas colunas dos jornais por seu mau comportamento. Em 1979, o ator precisou ser internado por problemas mentais, após sofrer várias tromboses. Velhinho, repetia o grito do homem-macaco para receber trocados de turistas. A residência de Weissmuller, perto de Acapulco e onde ele viveu os últimos anos de vida, foi adquirida por um colecionador mexicano pelo valor de 275 mil dólares. A casa, onde o ex-Tarzan se refugiou, longe do glamour de Hollywood e doente e senil, completamente o inverso do herói valente e musculoso que fascinou gerações de fãs, foi transformada em museu em sua homenagem.
A imagem do rei das selvas se conserva até os dias de hoje através de livros constantemente reeditados, histórias em quadrinhos em pelo menos doze edições mensais nos Estados Unidos e novos filmes, como Greystoke - A Lenda de Tarzan (Greystoke: The Legend of Tarzan, Lord of the Apes, 1983, com Christopher Lambert no papel-título). Os colecionadores possuem lembranças das mais variadas e surpreendentes, como cigarros, chicletes, camisetas e jogos que levam a marca do herói. Afirma-se, se bem com grande dose de ceticismo, que um sujeito guarda na geladeira um pedaço de pão e um sorvete de Tarzan, desde 1936. Weissmuller faleceu aos 79 anos, em 21 de janeiro de 1984.

Filmografia
1932: Tarzan, o Filho das Selvas/O Homem Macaco (Tarzan the Ape Man)
 1934: Tarzan e sua Companheira (Tarzan and His Mate)
1936: A Fuga de Tarzan (Tarzan Escapes)
1939: O Filho de Tarzan (Tarzan Finds a Son)
1941: O Tesouro de Tarzan (Tarzan's Secret Treasure)
1942: Tarzan em Nova York/Tarzan Contra o Mundo (Tarzan's New York Adventure)
1943: Tarzan, o Terror do Deserto (Tarzan's Desert Mystery)
1943: O Triunfo de Tarzan/Tarzan, o Vencedor (Tarzan Triumphs)
1945: Tarzan e as Amazonas (Tarzan and the Amazons)
 1946: Tarzan e a Mulher Leopardo (Tarzan and the Leopard Woman)
1947: Tarzan e a Caçadora (Tarzan And The Huntress)
1948: Tarzan e as Sereias (Tarzan and the Mermaids)
 

1948: Jim das Selvas (Jungle Jim)
1949: Jim das Selvas - A Tribo Perdida (The Lost Tribe)
1950: Jim das Selvas - A Lagoa dos Mortos (Captive Girl)
1950: Jim das Selvas - A Marca do Gorila (Mark of the Gorilla)
1950: Jim das Selvas - Na Terra dos Pigmeus (Jungle Jim in Pygmy Island)
1951: Jim das Selvas - Fúria no Congo (Fury of the Congo)
1952: Jim das Selvas - Na Terra Proibida (Jungle Jim In the Forbidden Land)
1952: Jim das Selvas - O Tigre Sagrado (Voodoo Tiger)
1953: Jim das Selvas - Tulonga, a Ilha Condenada (Savage Mutiny)
1953: Jim das Selvas - Cacique Branco (Valley of Head Hunters)
1954: Jim das Selvas - O Vale dos Canibais (Jungle Man-Eaters)
1954: Jim das Selvas - O Homem Crocodilo (Cannibal Attack)
1955: Jim das Selvas - A Deusa da Lua (Jungle Moon Men)
1955: Jim das Selvas - A Lagoa da Morte (Jungle Jim)
1955: Jim das Selvas - O Tigre Assassino (Jungle Jim)
1976: Won-Ton-Ton, o Cachorro que Salvou Hollywood (Won TonTon, The Dog Who Saved Hollywood

Um comentário: