Por
Altamiro Borges
A pesquisa Datafolha divulgada hoje azedou ainda
mais o péssimo humor de José Serra. Ela só trouxe notícias ruins para o eterno
candidato tucano. Ele empacou de vez nos 30% de intenções de voto. Já seu
índice de rejeição no eleitorado deu um salto – pulou de 30%, segundo a
sondagem de março do mesmo instituto, para 37%. Para piorar, a intenção de voto
na pesquisa espontânea – que os especialistas afirmam ser o dado mais
consistente para medir as tendências eleitorais – caiu de 13% para 9%.
É certo que a campanha eleitoral nem bem
começou. Mesmo assim, os resultados são péssimos para o PSDB. O Datafolha
sinaliza que haverá segundo turno na capital paulista, o que desmente a bravata
de líderes da direita e de “calunistas” da mídia de que a eleição seria um
passeio para Serra. Na fotografia do momento, o candidato do PRB, o midiático
Celso Russomanno, surge com mais chances de disputar o segundo turno. Ele
aparece com 26% na pesquisa – num quadro de empate técnico com o tucano.
Na sequência surgem Fernando Haddad (PT) e
Soninha Francine (PDT), com 7%; Gabriel Chalita (PMDB), com 6%; e Paulinho da
Força (PDT), com 5%. A distância entre os dois primeiros colocados e o segundo
batalhão deve ser relativizada. A pesquisa aponta que Haddad ainda é
desconhecido por 45% dos eleitores, enquanto Serra e Russomanno são conhecidos
pela ampla maioria dos entrevistados. A pesquisa revela ainda que Lula e Dilma
Rousseff serão os principais “cabos eleitorais” na eleição paulistana.
Os temores do eterno candidato tucano
As péssimas notícias do Datafolha, também
apelidado de DataSerra, talvez expliquem a histeria do eterno candidato do PSDB
na tarde de ontem. Ele destilou veneno contra o PT, o que confirma que este é o
seu maior motivo de medo e preocupação. Na maior caradura, ele acusou o partido
de Fernando Haddad de praticar “espionagem”, “violação de sigilo” e
“pancadarias”. Logo ele que é tão famoso por produzir dossiês falsos e por
promover baixarias nas campanhas eleitorais.
José Serra também se mostrou preocupado com a
campanha nas redes sociais. Afirmou que o PT sustenta uma “tropa nazista” na
internet e voltou a atacar os chamados “blogs sujos”. Autoritário, o candidato
tucano preferia contar apenas com a cobertura da mídia chapa-branca, que ganha
milhões em publicidade do governo estadual, e que mantém vários blogueiros
amestrados e raivosos.
Fonte Blog do Miro
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